mikairos - Studies - Software + Mobile App for Churches

Páscoa: passagem para uma nova vida... tudo por amor!

Posted in 4 de abril de 2023

View attachment

ESTUDO DE CÉLULA KAIROS

 

 

TEMA

Páscoa: passagem para uma nova vida... tudo por amor!

 

TEXTO-BASE

Êxodo 12.1-14 ; João 3:16

 

QUEBRA-GELO

Defina em uma palavra o que significa Páscoa para você?

Se hoje você tivesse a oportunidade de mudar a sua vida de uma forma imediata, o que você mudaria?

O que você precisa para ter uma passagem, uma transformação para uma nova vida? 

 

VERDADE CENTRAL

Uma das estações e épocas mais santas do ano chegou, e sim, falamos da páscoa. Tempo de grandes milagres e livramentos; tempo de transformação. Nós devemos celebrar o poder de Deus e a Sua libertação sobre nós por meio de Jesus. Jesus morreu, ressuscitou, vivo está e em breve voltará!

 

INTRODUÇÃO

A palavra “Páscoa” no hebraico é “Pessach”, vem de um verbo que significa “passar por cima”, “passagem” . 

Enquanto nós cristãos no mundo inteiro celebramos a Páscoa como um único sinal de libertação do povo de Deus do Egito (mundo dominado pelo maligno) e também da morte e a ressurreição de Cristo, há outras grandiosas bênçãos e razões para o povo de Deus celebrar esta estação por conta dos grandes livramentos e novos começos que Deus sempre trouxe e vai continuar trazendo ao Seu povo por ocasião desta estação milagrosa. Na páscoa é tempo de novos começos, por isso é importante celebrar.

A Páscoa está centrada na pessoa de Jesus Cristo. Fala da morte do Cordeiro de Deus, Jesus, mas também nos lembra a sua ressurreição.

Este deveria ser um período de profunda reflexão por todo o ato de amor que Jesus realizou por cada um de nós sem excessão. 

 

DESENVOLVIMENTO

Quando Deus nos “presenteou” entregando Seu filho na Cruz, foi a maior prova de amor que alguém poderia nos dar. Isso não se trata de humilhação ou de fazer mal a alguém, mas mostra que Deus deu ao mundo o seu bem mais precioso a fim de que hoje pudéssemos ter vida.

Há dois pontos muito importantes sobre a páscoa:

  • A páscoa é a primeira das três festas fixadas por Deus para alegria do Seu povo. (Deut 16:16,17) 
  • Não devemos nos apresentar de mãos vazias. (O tudo nos foi dado, o que poderíamos dar ou fazer?)

 

Ao termos mais conhecimento do que é a Páscoa e quando a celebramos estamos proclamando a nossa vitória e profetizando a nossa entrada no céu, celebrando a garantia da vida eterna. Assim como o povo no Egipto viveu uma passagem da escravidão para a libertação, assim em Cristo passamos da morte para a vida. Isso significa:

 

Livramento de morte

A Páscoa é a bênção de Deus para nos livrar da morte. Ainda que morramos fisicamente, quem nasceu de novo em Cristo tem a vida eterna.

 

Libertação da escravidão

Na Páscoa foi revelado o sacrifício do cordeiro (Jesus) para nos livrar da escravidão do pecado. A Bíblia diz, em João 1:29, que Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

 

Arrancar as pragas (maldições) da vida

No dia da Páscoa realizada no Egito, o povo hebreu testificou juntamente a todos os egípcios que o Deus de Israel é o Senhor Todo Poderoso. O povo do Egito foi ferido com pragas por causa da desobediência, mas o povo de Deus não foi atingido. O Cordeiro da Páscoa encerra todas as maldições. Ele se tornou maldição em nosso lugar para que fôssemos libertos e abençoados nEle.

 

Herdar a terra

Nós temos em Cristo a nossa herança.

 

Rendição completa

Em Cristo fomos redimidos.

 

 

CONCLUSÃO

A aliança de sangue que Deus fez com o homem começa na Páscoa. É uma das estações e épocas mais santas, de grandes milagres e livramentos, como mostra a história, que nós como crentes celebramos o poder de Deus e Sua libertação sobre o seu povo e em nossas vidas. Jesus morreu e ressuscitou! Por causa dessa verdade somos milhares e milhares que devem trazer o aumento do Reino. Sua morte trouxe-nos vida e nossas vidas são o resultado dessa profecia, dessa chamada que nos fez cidadãos do céu. Uma vida que salvou e resgatou muitas vidas.

Neste tempo de novos começos, novas oportunidades, é muito importante celebrar a páscoa, e celebrar não como o mundo celebra, sem sentido, apenas com o forte consumismo; mas celebrar refletindo o quão importante foi e é para nós.

Deus nos está a sinalizar novas oportunidades, boas novidades… estás disposto a receber e viver? Não percas a bênção deste tempo de passageiros, transformação e ressurreição.