mikairos - Studies - Software + Mobile App for Churches

Foco correcto

Posted in 24 de abril de 2023

View attachment

ESTUDO DE CÉLULA KAIROS

 

 

TEMA

Foco correcto


TEXTO-BASE

Lamentações 3.20-26


QUEBRA-GELO

Perguntas nostálgicas, mas que nos fazem reflectir:

Qual cheiro lembra a tua infância?

Diz o nome de um amigo (a) que marcou a tua vida.

Qual foi o melhor ano em que viveste?

O que tu fazes com as más experiências?

Onde ficam guardadas as boas experiências da tua vida?


VERDADE CENTRAL

Independente das circunstâncias que nos cercam, não podemos perder o foco correto da vida que Deus tem para nós. Toda a esperança que precisamos para não desistir está em Deus!

 

INTRODUÇÃO

Todos nós somos formados por informações, registos, lembranças boas e más; isso é um processo natural na vida de cada ser humano, o grande problema é que temos uma capacidade incrível de valorizar e externar as lembranças negativas e acabamos por deixar de lado as lembranças que nos trazem a esperança da vitória. É muito comum após as duas primeiras semanas, ou algum tempo depois de um novo Ano, ou novo trabalho, ou nova casa, ou nova escola, começarmos a ver apenas os aspectos negativos da “NOVA” situação e indo desta forma trilhar o caminho da murmuração, da frustração e do afastamento gradual de Deus. Muitas vezes queremos o NOVO, mas não queremos nos adaptar a novidade. Mantemos o foco pra alcançar um objectivo, mas nos desfocamos quando já o temos em mão, não é verdade ? Como entender isso?


DESENVOLVIMENTO

- NO INÍCIO ACHAMOS QUASE TUDO PERFEITO

No início de cada situação estamos tão maravilhados que nem percebemos os problemas e novos desafios que esta situação nos coloca à frente. É tudo “LINDO” na maioria das vezes, e só com o passar do tempo vemos as dificuldades e problemas; e quando isso acontece, normalmente damos lugar à murmuração: “achei que este emprego era bom.” “achei que este pastor daria jeito neste povo e nesta igreja.” “achei que esta era a mulher ideal para eu casar”, “achei que esta casa era melhor...”

Achar tudo belo é bom, pode ser fácil, porém manter essa perspectiva no decorrer da tua jornada de vida, é um desafio.


- É MUITO MAIS FÁCIL MURMURAR DO QUE AGIR

 Quando percebemos que as coisas não são assim tão perfeitas, acabamos em muitas situações colocando o lado bom de tudo isso de lado e preferimos vangloriar o lado ruim, é mais fácil falar mal do que tentar mudar: “é mais fácil falar dos erros de meu marido e filhos do que tentar ajudá-los”. “é mais fácil falar mal do chefe do que realizar o nosso serviço da melhor forma possível”. “é mais fácil murmurar contra os irmãos e a igreja,

pular de galho em galho do que se colocar na brecha.” Os sábios nos ensinam: “pense bem antes de falar...”. Precisamos agir desta maneira, não podemos abrir a boca simplesmente para murmurar. Lembrem-se a murmuração atrai maldição/abismo, e um abismo chama outro abismo. A murmuração atrasa as nossas bênçãos. Se reclamar resolvesse os nossos problemas, Portugal seria uma nação riquíssima! “Tens visto um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança há de um tolo do que dele” (Pv 29.20).


-PORQUE DAMOS MAIOR VALOR AO NEGATIVO?

a) O inimigo quer tirar o nosso foco daquilo que trará esperança, pois sabe que sem esperança já estamos derrotados;

b) Quando murmuramos damos vazão à nossa alma, nossas emoções ficam a flor da pele, e quando temos coerência no que falamos, recebemos o apoio de alguns que nos ouvem, dando-nos assim a atenção que nosso coração tanto almeja. Não temos que chamar a atenção de ninguém pelo tamanho de nossas feridas de alma, mas sim pelo tamanho do Nosso Deus e de sua presença em nossas vidas.


-O QUE EU POSSO FAZER PARA NÃO PERDER O FOCO DA ESPERANÇA?

- Orar a Deus (falar com Ele e ouvi-lO)

- Buscar na Bíblia palavras que encorajem.

- Aliar-se á pessoas positivas, que me levem pra cima, para o melhor.

- Tentar ver o lado positivo em tudo, mesmo que não haja nada positivo.

- Pedir ajuda, pedir conselhos, não se isolar.


CONCLUSÃO

Quando lemos o texto de Lamentações 3.21, podemos dizer que o autor falou isso porque estava debaixo das bênçãos de Deus, mas a verdade é que ele vivia um dos momentos mais difíceis do povo de Israel, pois Jerusalém havia sido destruída por volta do ano de 586 A.C. e Israel estava cativo em Babilônia, mas a atitude dele era de não olhar para o lado ruim de tudo aquilo, não era de olhar para conseqüência desastrosa que estava sobre ele e a nação de Israel, mas ele queria lembrar de tudo que traria a ele esperança de que aquela situação iria se resolver, pois sua esperança estava depositada no Guarda de Israel, Deus. Manter o foco correcto hoje é uma questão de segurança. Com tanta informação a nossa volta, nos distraímos muito facilmente, mas vamos colocar em prática aquilo que hoje ouvimos. Amén?