mikairos - Studies - Software + Mobile App for Churches

Recuperando a visão

Posted in 14 de maio de 2023

View attachment

ESTUDO DE CÉLULA KAIROS

 

 

TEMA

Recuperando a visão


TEXTO-BASE

Marcos 10:51-52


QUEBRA-GELO

Quantas vezes você já orou e a oração foi respondida imediatamente?

Quantas vezes você já orou e a resposta demorou ou "nunca" chegou?

Quantas vezes você já orou, Deus está a fazer, mas parece que você demora pra enxergar a resposta porque por vezes está desfocado, ansioso ou desmotivado?


VERDADE CENTRAL

Deus quer nos dar uma nova visão. Precisamos não só clamar, como decidir e agir em direção ao que Deus está a fazer, tal como Bartimeu.


INTRODUÇÃO

Mesmo que Bartimeu tenha escutado sobre o ministério de Jesus, somente quando o Senhor estava próximo dele, uma luz de esperança nasceu em seu coração. Este cego pensou que era sua única oportunidade para recobrar a visão. Seu clamor foi tão intenso e forte que chegou até aos ouvidos de Jesus, que se deteve e o mandou chamar. O mensageiro lhe disse: “Tenha ânimo, levanta-te, Ele te chama.” (Mc 10.49b).

 


DESENVOLVIMENTO

1. TENHA ÂNIMO

Uma pessoa não pode executar a obra de Deus ou fazer a Visão se está carente de ânimo. O ânimo está muito ligado à força do entusiasmo para conquistar e avançar no chamado de Deus. Quem vive desanimado, vive desfocado e dificilmente terá conquista em sua vida. Jesus disse: No mundo tereis aflições... mas tende Bom ânimo. Se Jesus (o homem) venceu, nós venceremos!

 

2. LEVANTA-TE

Esta ação precisava de um esforço da parte de Bartimeu. Ele precisava tomar a decisão de levantar e ir até onde encontrava o seu milagre. Muitas vezes, as circunstâncias adversas da vida batem tão forte que nos deixam prostrados. Mas hoje, o Espírito Santo lhe fortalece para que você se levante e caminhe em direção ao seu milagre. Deus faz...e o que tu vais fazer?

 

3. ELE TE CHAMA

Se o Senhor ainda não lhe chamou, não há nada que você possa fazer, porém, a gloriosa notícia é que Deus hoje lhe chama para que lhe sirva!

 Se Deus lhe chamou responda imediatamente: "Eis-me aqui!" O chamado de Deus pode ser desafiador, mas é recompensador.


4.   O QUE QUERES QUE TE FAÇA

Responda a Ele positivamente. Bartimeu pegou a capa que o identificava como cego e a deixou de lado, como dizendo: “Já não preciso mais dela, se Jesus me chamou é porque Ele vai me curar”. Ao chegar perto do Mestre, prostrou-se e Ele lhe perguntou: “Que queres que te faça?”. O cego respondeu: “Mestre, que eu tenha vista”. Ainda que saibamos que este homem tinha muitas necessidades, é certo que ele focou na mais importante: voltar a ver. 

Ter visão é saber o que Deus quer que façamos para Ele nesta terra. Ele está por cima de todas as coisas. Ter visão significa ver o propósito de Deus em nossa vida, o qual somente recebemos no espírito, através da fé. Infelizmente, alguns somente possuem visão para conseguir aquilo que satisfaz momentaneamente suas próprias vidas.

O Mestre deu um grande exemplo de um homem que, para a sociedade, era uma pessoa bem sucedida. Ele havia prosperado muito e desejava aumentar seus celeiros para depois ter umas longas férias. Acerca dele Jesus falou:

“Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?” (Lc 12.17-21). Esse homem pensava que podia ver claramente, mas seus olhos espirituais permaneciam cegos e, por tal motivo, perdeu sua salvação.



CONCLUSÃO

Para você ter visão, é necessário receber da parte de Deus uma promessa ou uma revelação baseada na Sua Palavra. Isto é como ter um cheque assinado pelo próprio Deus, que lhe autoriza a cobrar d’Ele conforme a promessa que você tem recebido. Sabemos que ver é possuir e esse é um princípio fundamental que o adversário conhece muito bem, tentando usá-lo para cegar a visão para o primeiro passo.

Quando Deus fizer algo por ti, não te acomodes, creia, receba e aja em direção á ação de Deus na tua direção.