mikairos - Studies - Software + Mobile App for Churches

Benditos são os que perseveram - parte 1

Posted in 30 de maio de 2023

View attachment

ESTUDO DE CÉLULA KAIROS

 

 

TEMA

Benditos são os que perseveram - parte 1


TEXTO-BASE

“Irmãos, tomai por modelo no sofrimento e na paciência os profetas, os quais falaram em nome do Senhor. Eis que temos por felizes os que perseveraram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo” (Tg 5.10,11).


QUEBRA-GELO

De 0 a 10 o quanto tu és perseverante?


VERDADE CENTRAL

Todo aquele que perseverar até ao fim e que for firme nas suas convicções, este é considerado uma pessoa bem-aventurada, feliz. Quem não desiste, alcança.


INTRODUÇÃO

Falar de perseverança parece tão fácil quando falamos para alguém. Mas e quando temos que provar o quão firmes, focados e perseverantes somos? E quando tudo não está a ser fácil, quando tudo diz que "não", quando nada coopera... aonde a perseverança que tanto falamos foi parar?


DESENVOLVIMENTO

Como perseverar firmes?

1. Fazer uma autoanálise.

Existem leis da vida que atuam continuamente sobre nós e precisamos aprender a lidar e vencer - “Tudo sucede igualmente a todos: o mesmo sucede ao justo e ao perverso; ao bom, ao puro e ao impuro; tanto ao que sacrifica como ao que não sacrifica; ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento” (Ec 9.2). Reconhecer as áreas fracas, procurar soluções, criar estratégias para seguir em frente. Ser constante. Vamos fazer uma rápida reflexão:


a. Falta de sabedoria: “O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino” (Pv 1.7). Veja o que disse Davi em Salmo 25.12, 13: “Ao homem que teme ao Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher. Na prosperidade repousará a sua alma, e a sua descendência herdará a terra”. Analise Tiago 1.5: “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida”.


b. Desperdiçador: Desvaloriza o que tem e traz desperdício com o que Deus dá. Exemplos: finanças, família, trabalho, ministério e etc. Perde oportunidades e não valoriza o que tem ou recebe.


c. Relacionamento distante de Deus: O pecado traz tribulações afim de gerar arrependimento pois é uma quebra de aliança com Deus.


d. Frios na fé: sem temor, sem convicções, omissos diante de Deus e dos homens.


e. Falta de aprimoramento da fé: As grandes conquistas são proporcionais ao nosso nível de fé, por isto, precisamos ter a fé aprimorada – “Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um” (Rm 12.3).


2. Ter entendimento da situação e usar o potencial

O treinamento que recebemos ao longo da vida nos ajuda a passar pela tribulação: “Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4.12,13). As nossas dificuldades devem produzir em nós um sentimento de superação, de persistência, e jamais de vitimismo. Tudo o que passamos deve forjar em nós alguma mudança, uma melhoria para que a cada novo desafio saibamos como agir ou reagir. Todos temos potencial e não podemos desperdiçar.


3. Aceitar a realidade do momento de vida

Fazer uma leitura real de tudo visando tomada de decisões, tais como: finanças, casamento, trabalho, ministério e etc. Quando aceitamos (e não nos conformamos) a nossa realidade, então saberemos como agir visando a reversão do quadro contrário. Aceitar não significa acomodar, mas sim, encarar uma realidade para mudar para melhor. Quanto maior a negação, mais difícil fica de haver uma transformação.

4. Não isolar-se

No meio da tribulação se nos isolarmos seremos presas fáceis para o destruidor. “Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se caírem, um levanta o companheiro; ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante” (Ec 4.9,10). 

Veja ainda: “O solitário busca o seu próprio interesse e insurge-se contra a verdadeira sabedoria” (Pv 18.1).

Quem se isola, torna-se presa fácil. Normalmente quem se isola sofre de rejeição, é visitado pela rebelião, anda com o orgulho e dificilmente entende que o isolamento não resolve problemas.


CONCLUSÃO

Para a próxima semana continuaremos com a segunda parte deste estudo.

Faz uma auto-análise e restaura a perseverança dos santos, aquela que nos faz benditos, aquela que tu tens direito de ter e de ser.

Se não desistires, vais vencer!