mikairos - Studies - Software + Mobile App for Churches

Benditos são os que perseveram - parte 2

Posted in 6 de junho de 2023

View attachment

ESTUDO DE CÉLULA KAIROS

 

 

TEMA

Benditos são os que perseveram - parte 2


TEXTO-BASE

“Irmãos, tomai por modelo no sofrimento e na paciência os profetas, os quais falaram em nome do Senhor. Eis que temos por felizes os que perseveraram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo” (Tg 5.10,11).


QUEBRA-GELO

Aonde a tua perseverança já te levou? Ou o que já conquistaste, simplesmente pelo fato de não teres desistido?


VERDADE CENTRAL

Todo aquele que perseverar até ao fim e que for firme nas suas convicções, este é considerado uma pessoa bem-aventurada, feliz. Quem não desiste, alcança.


INTRODUÇÃO

Falar de perseverança parece tão fácil quando falamos para alguém. Mas e quando temos que provar o quão firmes, focados e perseverantes somos? E quando tudo não está a ser fácil, quando tudo diz que "não", quando nada coopera... aonde a perseverança que tanto falamos foi parar? Vamos relembrar e continuar a falar sobre algumas formas de perseverarmos firmemente.


DESENVOLVIMENTO

Como perseverar firmes?


1. Fazer uma autoanálise.

2. Ter entendimento da situação e usar o potencial.

3. Aceitar a realidade do momento de vida

4. Não isolar-se


5. Não transferir responsabilidades

A postura de Adão quando foi confrontado por Deus foi de transferir responsabilidade pela desobediência para Eva – “Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi” (Gn 3.12).

O pecado de Eva diz respeito às mulheres – “E à mulher disse: Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás à luz filhos; o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará” (Gn 3.16).

O pecado de Adão diz respeito à toda humanidade – “E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida. Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo. No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás” (Gn 3.17-19). Não adianta transferir responsabilidades, as consequências sempre virão.

6. Ter paciência

“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.2).

A paciência produz três coisas:

a. Nos livra da precipitação – “Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado” (Pv 19.2).

b. Produz equilíbrio emocional – Livra da ansiedade e do desânimo.

c. Livra do pecado da murmuração – “Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador” (1 Co 10.10).

7. Desloca o seu olhar do lugar errado e mantém o foco na conquista 

Muda o foco tirando os olhos da dor. Olhar para o problema não o vão resolver.

Tira a mente do problema e veja a solução.


CONCLUSÃO

Deus é fiel em todas as suas promessas: “Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus” (Ap 14.12).“Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar” (1 Pe 5.10).

PERSEVERA ATÉ AO FIM... DEUS VAI TE HONRAR! SE NÃO DESISTIRES, VAIS VENCER!