ESTUDO DE CÉLULA KAIROS
TEMA
Armas espirituais numa guerra espiritual
TEXTO-BASE
Efesios 6.12
QUEBRA-GELO
VERDADE CENTRAL
Ao falar de “guerra espiritual” deve-se entender que estamos em guerra aberta contra forças de maldade nas regiões celestiais e em guerra espiritual usamos armas espirituais.
INTRODUÇÃO
A nossa luta não é contra pessoas, mas contra seres espirituais que, a princípio, tinham saboreado da árvore da vida, mas que, por causa da desobediência, foram expulsos do Reino de Deus. Esses seres perderam sua dignidade, autoridade e tudo o que Deus lhes tinha dado, "convertendo-se" em demônios cujo maior objectivo é achar um corpo que lhes permita habitar nele. A Escritura diz que estamos em guerra aberta contra essas forças espirituais de maldade. Paulo diz: “pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais”(Efésios 6:12).Todo conflito é espiritual e com seres espirituais, por isso, devemos atuar com armas espirituais. Os inimigos do homem não são seus familiares, mas as forças demoníacas que usam os seres queridos; são forças de maldade que usam a traição e a deslealdade para ferir com
amargura o coração das pessoas. Paulo diz que Deus nos deu armas espirituais para enfrentar esses seres, e a Bíblia apresenta vários tipos de armas:
DESENVOLVIMENTO
1. FALAR NO NOME DE DEUS (1 REIS 17:1)
Elias não estava falando por si mesmo, ele falava as palavras do Deus a quem servia. Cada um de nós é um profeta, e nossas palavras são profecias. Cada palavra que sai de nossos lábios se converte em uma semente. Se for negativa, será uma má semente; mas se for uma palavra de fé e esperança, se converterá em boa semente. “Do fruto de sua boca o homem desfruta coisas boas, mas o que os infiéis desejam é violência” (Provérbios 13:2). Elias era um homem que conhecia o poder das palavras, e disse simplesmente: “Juro pelo nome do SENHOR, o Deus de Israel, a quem sirvo, que não cairá orvalho nem chuva nos anos seguintes, exceto mediante a minha palavra” (1 Reis 17:1). Há um ditado que diz que uma palavra negativa deve ser combatida com dez palavras positivas. Quando alguém fala no Nome de Deus, põe em ação todo o exército celestial!
2. GANHAR A BATALHA NA MENTE (1 Reis 18:21)
Israel tinha se afastado de Deus adorando a Baal, que significa “senhor”. Isto é, tinham adotado outro senhor, que não era o Deus de Israel. Por isso tinham matado todos os profetas de Deus e exaltado os falsos profetas. Os bruxos, os adivinhos e os espíritas tinham grande popularidade, e o povo acreditava neles. Algumas pessoas deixaram que seu coração se enchesse de egoísmo, e por isso têm um coração dividido. Escutam a voz de Deus, mas também a do inimigo, e isso traz um conflito interno que não lhes deixa viver em paz. Quando alguém dá lugar ao diabo em seus pensamentos, o inimigo o ata com temores, ansiedades, angústias, frustrações e lhe tira a visão. Por trás de um mau pensamento há um espírito de maldade. O pensamento bate, quando a pessoa abre a mente e o aceita, permite a entrada do espírito que o gerou. A partir desse momento, o espírito começa a destruí-lo internamente. Você deve encher sua mente com a Palavra, pensando somente naquilo que o edifica. Todo pensamento de dúvida, temor e fracasso vêm do diabo, nunca os aceite. Ordene ao inimigo que emudeça e que saia em Nome de Jesus.
3. RESTAURAR O ALTAR DE DEUS (1 Reis 18:33-39)
Elias queria mostrar ao povo que estavam adorando um falso deus e, para isso, propôs que invocassem seus deuses, enquanto ele invocaria Jeová. O Deus que respondesse com fogo, esse seria Deus, e o povo aceitou. Embora os profetas de Baal adorassem seu deus, nada aconteceu. Não houve fogo, porque Baal não era Deus. Mas quando Elias clamou, o Senhor enviou fogo e consumiu o holocausto, a lenha, as pedras, o chão, e até lambeu a água da sarjeta. Quando você une sua mente aos pensamentos de Deus, Seu fogo vem, toma sua vida e põe uma chama que arde e leva salvação à sua casa, à sua família, à sua cidade e à sua Nação. Para poder dar uma oferta que agrade a Deus, devemos reparar o altar que está em ruínas.
4. CONHECER O PODER DA CRUZ (1 Reis 18:33)
A lenha nos fala da Cruz. Ela tem dois paus: Um vertical, que significa olhar para Deus, e um horizontal, que significa olhar a necessidade das pessoas. A Cruz nos declara que toda maldição foi anulada porque, nela, Jesus, o
Filho de Deus, tomou o fracasso, a enfermidade, a pobreza e a rebelião que havia em nós, e as levou sobre Seu corpo. Por isso, é fundamental que vivamos a revelação da Cruz. Lembre-se que o Sangue de Jesus é mais poderoso que qualquer ação do inimigo!
5. SER OBEDIENTE A DEUS EM TUDO (1 Reis 18:31)
Para Elias não era fácil enfrentar uma cultura pagã, mas ele acreditou em Deus e O obedeceu. Por causa de sua obediência, Deus respondeu com fogo, tomou o sacrifício, a lenha, a água e tudo o que o profeta lhe tinha ofertado, porque se agradou dessa oferta. A obediência traz recompensa.
CONCLUSÃO
Lembre que você é um profeta, e cada uma de suas palavras é uma semente. Salomão disse: “Do fruto de sua boca o homem desfruta coisas boas…” (Provérbios 13:2).
2. Peça ao Senhor discernimento para saber reconhecer Sua voz.
3. Examine sua vida. Se encontrar temores, ansiedades ou frustrações, é porque deu lugar ao diabo em seus pensamentos. Deve renunciar a eles e levá-los à Cruz do Calvário para obter libertação.
4. A partir de hoje, tome a decisão de encher sua mente com a Palavra, pensando somente naquilo que o edifique.
5. Use as armas para a guerra espiritual para obter vitória em sua família, sua igreja e sua nação.