ESTUDO DE CÉLULA KAIROS
TEMA
Como suportar este dias?
TEXTO-BASE
Salmos 46
QUEBRA-GELO
O que tu fazes de imediato quando tu recebes uma má notícia ?
Como tu reages de imediato diante de um tempo de aflição?
VERDADE CENTRAL
Deus é o nosso refúgio, segurança, o único lugar de paz. Somente em Deus podemos prevalecer!
INTRODUÇÃO
Depois de passarmos por diversos cenários como uma pandemia mundial, crises financeiras, políticas etc... o ser humano ainda nutre uma esperança de autonomia e otimismo em relação a vida. Pensava-se que o mundo melhoraria e que evoluiria até chegar o momento no qual ele teria a natureza sob controle, a sociedade em perfeita ordem, o mundo em paz. Sim, o homem acredita na utopia de que se ele tiver o controlo de tudo, tudo vai correr bem. Todavia há milhares de anos atrás, o quadro que o salmista pintava não dava lugar a esta presunção, arrogância e petulância do homem, que quis transformar a terra num “Éden sem Deus”.
DESENVOLVIMENTO
O cenário actual tem sido:
1 – A natureza em desordem – (v. 2, 3).
O que verificamos é que, a cada dia, a natureza está menos controlada.
Desordem e fenômenos naturais anteriormente nunca vistos têm deixado o mundo em triste expectativa. Seca, terramotos, tsunamis, lugares em que o frio causou trágicos episódios. As estações climáticas têm estado confusas.
2 – Sociedade desestruturada – (v. 6).
O egoísmo, a indiferença e o individualismo crescem desde as pequenas nações até ao primeiro mundo. A sede de poder tem feito com que o homem passe por cima de valores, transgrida princípios, inverta conceitos.Aumentam as crises familiares com separações gerando uma sociedade doente movida pela luxuria, prostituição, violência e outros desequilíbrios.
3 – Mundo em guerra.
Conflitos, segregações, ódio. A luta às vezes, começa com vizinhos, entre parentes, colegas de trabalho, isto são apenas reflexos deste espírito de guerra. Podemos olhar para o cenário Israel X Hamas, mas e as guerras que criamos no nosso interior e não as resolvemos, e as guerras criadas dentro dos relacionamentos?
Como enfrentar, suportar estas coisas?
1 – Abrigar-se – (v. 1, 7, 11).
Em Deus podemos nos abrigar – veja o contraste entre “os exércitos e o refúgio”. Ele é o nosso refúgio, nosso protector, nossa torre forte de segurança. Quando é que corremos pra Deus e não encontramos o que precisamos?
2 – Pôr Deus no centro de nossas vidas – (v. 4, 5).
Só podemos ter alegria num mundo de perspectivas negativas, se confiarmos que o Senhor está no comando de tudo. Só encontramos paz em meio a tempestade se Jesus estiver no barco. Não é sobre incluir a Jesus, é sobre Ele ser o principal, o centro, a primazia.
3 – Saber que Deus é soberano – (v. 6, 8, 9).
Deus a seu tempo faz justiça e restaurará a terra, Ele é Senhor, Rei e Soberano sobre tudo e todos. Nada foge ao Seu controlo. Soberania é o total domínio, autoridade plena, supremacia. Somente Deus é soberano.
4 – Aquietar-se em Deus – (v.10).
Jeová Shalom: Deus da paz. Não há lugar de maior tranquilidade, de paz, de repouso, senão em Deus. Não é sobre ausência de conflitos, mas é ter a capacidade de saber agir em meio a opressão, a pressão, a tensão.
CONCLUSÃO
O tempo de tribulação é um desafiador, porém é um tempo precioso, onde aprendemos a confiar, onde revelamos o tamanho da nossa fé, quando experimentamos o poder da paz e o refúgio do Senhor.
Tiago 1: 2-4 – “Meus irmãos tende pôr motivo de grande gozo o passardes por provações, sabendo que a prova da nossa fé desenvolve a perseverança. Ora, a perseverança deve terminar a sua obra, para que sejais maduros e completos, não tendo falta de coisa alguma.”
Nestes dias em que vivemos, queremos te incentivar a proclamar constantemente o Salmos 46 a fim de que tua fé seja renovada e fortalecida e que pelo poder da palavra haja transformação nos ambientes aonde pisas.