mikairos - Studies - Software + Mobile App for Churches

A fome do cristão

Posted in 20 de novembro de 2023

View attachment

ESTUDO DE CÉLULA KAIROS

 

 

TEMA

A fome do cristão

 

TEXTO-BASE

"Estão chegando os dias", declara o Senhor, o Soberano, em que enviarei fome a toda esta terra; não fome de comida nem sede de água, mas fome e sede de ouvir as palavras do Senhor. Amós 8.11


QUEBRA-GELO

Alguém está com fome neste exacto momento? Fome de quê? De algo doce? De comida de verdade, como dizem os brasileiros?

Quando tens fome, como é a tua reação?


VERDADE CENTRAL

Somente a presença de Deus, a Sua Palavra pode nos satisfazer por completo.


INTRODUÇÃO

Todo ser vivo possui necessidades básicas. Necessidades básicas porém primordiais para a sua sobrevivência.

Em 1943, um famoso psicólogo americano, após muitos estudos, definiu 5 carências básicas para todos os seres humanos: necessidade social, necessidade de segurança, necessidade de estima, necessidade de realização pessoal e, a mais importante de todas, a necessidade fisiológica. As necessidades fisiológicas são essenciais para a nossa sobrevivência e o suprimento delas, segundo estudos, garante a saúde do corpo humano. Descansar, respirar, saciar a fome e a sede, são algumas das necessidades básicas do nosso físico.

O fato é que: Todo ser humano, por regra de saúde, tem carência dessas necessidades, caso contrario sabe-se que algo não está certo e há grande possibilidade de precisar de cuidados médicos e/ou medicamentosos. Por exemplo, uma pessoa que nunca tem fome ou sede, revela que o seu organismo está em desequilíbrio, pois fome e sede é algo normal para um corpo saudável.


DESENVOLVIMENTO

Vamos pegar essa palavra de Amós e encaixá-la dentro da nossa realidade, dentro dos tempos em que estamos a viver.

Deus está a gerar fome por sua Palavra em toda a Terra. Se Deus está a gerar fome por Sua presença, por Sua Palavra, nós precisamos reagir ao que Ele está a provocar.

É tempo do povo de Deus ser reconhecido como um “povo que tem fome”, e fome de Deus! Não devemos ser “apenas” o povo bom, honesto, politicamente correcto, que perdoa, que não trai o cônjuge, que canta e vai á igreja.

Chegou o tempo de sermos reconhecidos como o povo que tem fome de Deus e da Sua Palavra. Um povo faminto mas que se sacia com os banquetes divinos e não deste mundo. Abra seu coração para este tempo e ajuste sua vida para que esta seja a sua nova realidade.


VOCÊ TEM FOME DE QUÊ?

Quando observamos a nossa vida, percebemos que muitas vezes nos alimentamos de forma errada ou insuficiente, buscando alimentos que não condizem com o que nosso corpo necessita. Entenda, nem todo alimento é saudável para o nosso corpo. Da mesma maneira, em nossa vida espiritual, é necessário que haja um despertamento no nosso interior, um mover real, que abra o nosso entendimento e nos faça ir em busca do que realmente precisamos.

Você tem fome de Deus? Como lemos, a ausência da fome revela algum tipo de doença, da mesma maneira a ausência de fome espiritual pode indicar que estamos enfermos espiritualmente. Uma pessoa convertida a Cristo deve ter fome e sede por mais de Cristo. Converter-se não é apenas deixar de fazer coisas erradas, mas sim, começar a ter fome e necessidades por coisas que agradam o coração de Deus. Ter fome é desejar agradar a Deus em todas as situações da vida. Se Deus disse que vai gerar fome, estamos aqui pra receber dessa fome!


DEUS QUER SACIAR A HUMANIDADE – Em vários momentos da história bíblica vemos Jesus se preocupando em prover alimento, especialmente pão, para seu povo. Foi assim no deserto provendo o maná, foi assim com Elias quando Ele ordenou ao corvo que levasse o pão até a beira do rio, foi assim multiplicando os pães para a multidão. Jesus é tão desejoso de matar nossa fome que Ele mesmo é o Pão vivo que desceu do céu. Nos céus, Jesus está preparando um grande banquete para os seus filhos e filhas. Em Isaias 25.6, Ele está preparando comida para o seu povo no dia da grande salvação. Certamente, nas Bodas do Cordeiro vai ter uma grande mesa como muita comida boa sendo servida. O fato é que, Jesus e os anjos, estão desejosos de servir os famintos por sua Presença e Justiça. Que sejamos encontrados com fome e sede, para que possamos ser saciados.


NÃO PODEMOS PERDER TEMPO– No Salmo 27:4, Davi pede apenas uma coisa para Deus: que ele possa habitar na Sua casa todos os dias da sua vida. Qual tem sido a maior prioridade da sua vida? Qual tem sido sua maior fome? Sua fome será saciada. Ajuste o foco da sua fome. Não saia comendo qualquer coisa. Pessoas maduras sabem o que comer e a hora certa de comer. Se você tem fome de sucesso, você vai atrás de “comer sucesso”. Se você tem fome de dinheiro, você vai atrás de “comer dinheiro”. Se você tem fome de trabalho, você vai atrás de mais trabalho e assim por diante. Não perca seu tempo! Ajuste sua fome! Todavia, se você tem fome de Deus, ajuste sua vida em torno dessa fome! Se você realmente tem fome e de Deus, busque saciar sua vida N’Ele.


CONCLUSÃO

Assim como buscamos saúde física e entendemos a importância disso para melhorar a nossa qualidade de vida, devemos buscar em Deus saúde espiritual. Você deseja essa saúde? Alimente-se do Pão da Vida e seja fortalecido, em nome de Jesus. Crie rotinas espirituais de busca: oração, devocional, adoração, jejum... Viva um relacionamento com Deus.