mikairos - Studies - Software + Mobile App for Churches

Não dês lugar ao diabo

Posted in 5 de fevereiro de 2024

View attachment

ESTUDO DE CÉLULA KAIROS


TEMA

Não dês lugar ao diabo


TEXTO-BASE

Efésios 4.25-32


QUEBRA-GELO

Dois corpos podem ocupar o mesmo espaço?

Quem está a ocupar o maior espaço da tua vida?


VERDADE CENTRAL

Se Jesus não estiver no centro da tua vida, o diabo poderá tentar tomar o lugar dEle.


INTRODUÇÃO

Vivemos tempos muito confusos, agitados, numa época que temos tudo á nossa disposição para agilizar e produzir cada vez mais, mais saúde, trabalho, dinheiro, até eventos, enfim. Porém, com tudo isso, somos cada vez mais facilmente inclinados a nos desfocar da essência e propósito da nossa vida, o que nos levas a estarmos ainda mais vulneráveis. Com todas as ocupações "naturais" do dia a dia, corremos o risco de negligenciar a nossa vida e saúde espiritual, começando claro, pelo nosso relacionamento com Deus.


DESENVOLVIMENTO

Paulo instrui claramente aos fieis que um dia decidiram caminhar com Cristo, a largarem as inclinações "normais e naturais", do velho homem, e a viverem uma vida de compromisso com a Verdade, em Amor, Renúncia e Santidade. Caso contrário, a nossa vida é uma carta convite, para que o diabo venha agir livremente na nossa vida e na nossa família.

Sabemos qual é a vontade do diabo no que toca a nós: matar, roubar e destruir. Então Não podemos vacilar, dando espaço em nós para ele agir."Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;" 

1 Pedro 5:8 Ao lermos o texto de Efésios 4:25-32, percebemos pelas instruções, quais "portas" pelas quais damos espaço para o diabo, dando-lhe assim vantagem sobre tudo que somos e temos:


-5 SENTIDOS

"Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas. Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios." I Ts 5:5-6

A forma como estamos a nos a comunicar com o exterior, é um fator importante a guardar e a nos proteger. O que Vemos, Ouvimos, Falamos, Fazemos, e Inalamos, são pontes pelas quais se não vigiarmos, comprometemos a nossa vida. Paulo ao advertir a Igreja de Éfeso, está claramente a apontar a Mentira, como uma ferramenta usada pelo diabo, através da vida do cristão, para que possa ter autoridade sobre ele. Não nos podemos esquecer quem é o Pai da Mentira.

A forma como usamos os nossos sentidos, revelam de quem estamos a aprender e a receber. Não existe meio termo, ou somos das trevas, ou somos da Luz.

O que toca os 5 sentidos, afeta a alma e atinge o espírito.


-SENTIMENTOS

"De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne? Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis;pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres." Tiago 4:1-3

Ao longo da nossa vida com Jesus, percebemos que uma das grandes lutas que sempre enfrentamos é nos nossos sentimentos. A alegria, tristeza, euforia, desânimo, empatia e indiferença, são apenas alguns dos sentimentos que sempre podemos ter. Porém, a Palavra nos ensina, que devemos sujeitar todos eles aos pés de Jesus, sejam os melhores, sejam os piores.

O diabo sabe que quando começamos a agir e reagir conforme as nossas emoções, ele não precisa de intervir em quase nada. Pois somos altamente capacitados para destruir, seja os outros, seja a nós mesmos. Isto por causa na nossa natureza de pecado.

Paulo alerta, que os sentimentos estão intrisecamente ligados aos nossos relacionentos. Infelizmente um dos grandes factores que envenena tanta gente, destruindo relacionamentos saudáveis é a ofensa. Não dês "matéria prima" para o diabo agir, não só em ti, mas até, através de ti na vida de quem te rodeia.


-PENSAMENTOS

"Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas." Filipenses 4:8

Já aprendemos que somos flechados pelo nosso inimigo constantemente na nossa mente. Inseminando primeiramente mentiras, distorções da realidade e da Verdade, procurando alcançar o nosso coração e por sua vez, manifestá-las com atitudes de pecado.

Não podemos impedir que pensamentos nos "visitem", mas somos responsáveis deles ganharem forma na nossa mente.

O que tu alimentas na tua mente, será isso que irá tomar conta de ti, da tua vida, e da tua família.


-PECADO OCULTO

"O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia. 14 Feliz o homem constante no temor de Deus; mas o que endurece o coração cairá no mal." Provérbios 28:13-14

Quando o Homem peca, ele se torna refém do diabo. Só a confissão e arrependimento trás a libertação e restauração.

A fortaleza do pecado oculto chama-se ORGULHO/SOBERBA! O Orgulho é a Síndrome de Lúcifer, no qual, o mais importante é o "meu valor" diante dos olhos que me rodeiam.

No orgulho, a Vida de Deus não pode operar, pois o EU está no trono, sujeitando a minha vida, a uma imagem, reputação, a algo que é extremamente volátil diante de Deus, de nós, e dos que nos rodeiam.

Não permitas que o orgulho ganhe proporções no teu coração. Mas aprende com o Mestre Jesus. "Pois Ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz."- Hb 2:6-11



CONCLUSÃO

Refletir sobre como permitimos a influência do diabo em nossas vidas é crucial. Seguindo as orientações de Paulo em Efésios 4:25-32, somos chamados pelo Espírito Santo à auto-reflexão, confissão e arrependimento. Reconhecemos as distrações cotidianas que nos afastam do propósito maior e comprometem nossa intimidade com Deus.

A resposta é clara: fechar todas as brechas que dão vantagem ao diabo. Devemos ser vigilantes nos nossos sentidos, sentimentos, pensamentos e pecados ocultos. É hora de confessar, abandonar o orgulho e depender da misericórdia divina.

Assumir o caráter de Jesus em todas as áreas da vida é a chave. Humildade, amor e compaixão devem guiar nossas ações. Ao fechar as brechas, não apenas resistimos ao diabo, mas também cultivamos uma sensibilidade espiritual, ouvindo a voz e obedecendo ao Espírito Santo.

Por favor, não dês lugar ao diabo!