mikairos - Studies - Software + Mobile App for Churches

Não às propostas irrecusáveis

Posted in 12 de fevereiro de 2024

View attachment

ESTUDO DE CÉLULA KAIROS


TEMA

Não às propostas irrecusáveis


TEXTO-BASE

Lucas 4:1-13


QUEBRA-GELO

Já tiveste alguma proposta irrecusável? Já ficaste desenganado com alguma?


VERDADE CENTRAL

Tens muito mais a viver em Deus, do que qualquer proposta que o diabo te possa oferecer.


INTRODUÇÃO

Quando caminhamos com e em Jesus, percebemos que uma nova identidade é gerada em nós mesmos. Não uma identidade imposta pela religião, grupo ou comunidade constituída por homens, mas sim pelo próprio Espírito Santo de Deus. A medida que isso acontece, vamos deixando as coisas do velho homem para trás, vencendo o pecado, a carne, e dando lugar ao Espírito Santo, deixando-O trabalhar em nós os Frutos do Espírito e a Sua Vida. Tudo isso é um processo que deve ser "natural" na vida do cristão. 

Porém, sabemos que a nossa vida não se resume ao que o Espírito Santo faz e constrói em nós. Apesar de percebermos que não somos mais deste mundo, não podemos negar que ainda estamos no mundo, e só por este facto, estamos sujeitos aos desafios da Vida, sejam os mais comuns, como também os mais complexos, e o diabo também o sabe muito bem!

Na verdade, o diabo vai investir o que for preciso para abalar a tua Fé, a tua dependência em Deus, destruir o Propósito que Deus tem para a tua vida, e isso, minando os teus sentimentos, pensamentos e até o físico através das circunstâncias externas.


DESENVOLVIMENTO

1- TRANSFORMAR PEDRA EM PÃO:

O diabo tentou Jesus a buscar uma solução imediata para a sua fome, transformando pedras em pão. Da mesma forma, podemos enfrentar a tentação de buscar conforto material de forma excessiva, priorizando as necessidades físicas em detrimento das prioridades espirituais, adotando uma mentalidade e postura consumista, que coloca os desejos e necessidades materiais acima das necessidades espirituais, o que resulta numa vida de busca desequilibrada. Mas também o diabo leva a questionarmos a Deus e a Sua fidelidade e provisão, quando buscamos soluções próprias para as necessidades materiais em vez de confiar na fidelidade de Deus em prover todas as coisas.

O diabo quer atacar a nossa Fé, desviando-nos da prioridade espiritual em busca de soluções materiais imediatas. Somos tentados a buscar atalhos ou soluções rápidas para as dificuldades, comprometendo assim a busca contínua e dependência pela Presença de Deus e a confiança na Suas Promessas.

Lembra-te da resposta de Jesus ao diabo, destacando a importância de viver não apenas de pão, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. Priorizar o relacionamento e intimidade com Deus, confiando na Sua provisão é essencial para resistir.


2- PODER E AUTORIDADE

A tentação que o diabo apresentou a Jesus, oferecendo-lhe os reinos do mundo em troca de adoração, revela um padrão que ainda hoje se manifesta. Assim como ofereceu os reinos do mundo a Jesus, o diabo muitas vezes tenta o cristão com promessas de poder, influência e sucesso no mundo secular. Isso pode se manifestar nos ambientes profissionais, políticos ou sociais, onde a busca por destaque é muito tentadora. O perigo está em comprometer os valores e princípios da Palavra, em troca de reconhecimento e sucesso secular.

Oferecer riquezas e prosperidade em troca de adoração é uma tentação recorrente. Muitos são tentados a buscar riquezas materiais, status financeiro e conforto, priorizando essas metas, acima do relacionamento com Deus. Isso pode se manifestar em decisões financeiras que ignoram princípios bíblicos, comprometendo o nosso amor e fidelidade a Deus. E tudo isso, por uma busca incessante por bens materiais.

A tentação de buscar aprovação e aceitação social pode ser semelhante à oferta de adoração. Num mundo que está vezes mais corrompido nos seus valores e princípios, a pressão para nos conformarmos e adaptarmos aos padrões culturais pode ser intensa. O diabo tenta o cristão a comprometer as suas convicções para ser aceite e reconhecido pelos que o rodeiam, o que leva manifestar desejos desordenados, buscando a satisfação pessoal acima da Vontade de Deus e a priorizar o prazer próprio, relacionamentos egoístas e a busca obsessiva por realizações pessoais. Outro dos grandes perigos que infelizmente se nota cada vez mais, são as distrações espirituais, desviando a atenção do verdadeiro propósito de adoração a Deus, traduzido no envolvimento excessivo nas atividades da igreja, porém sem um coração comprometido, vazio da Presença de Deus, carregado de máscaras, o que leva a uma adoração superficial e desfocada.

Não te esqueças que a humildade, é o trampolim que Deus usa para te levar aos lugares altos. Adora e agradece a Deus em todo o tempo, acima de qualquer oferta ou promessa que possa te desviar do caminho da Verdade e da Fidelidade Àquele que te perdoou, salvou, restaurou, e te deu uma nova Vida.


3-ROMPER COM A CASA DE DEUS

Cada vez mais, o diabo procura conduzir o cristão a desvalorizar a importância da comunhão regular na igreja local. Isso pode acontecer ao sugerir que a comunhão direta com Deus é suficiente, desconsiderando a riqueza espiritual que vem da interação com os nossos irmãos da fé. 

A autossuficiência disseminada, leva a rejeitar e até negar, através de atitudes, a necessidade de se deixar ser pastoreado e discipulado por queles que Deus deu. A tentação pode ser a de acreditar que a comunhão pessoal com Deus elimina a necessidade de ser pastoreado ou discipulado, desconsiderando o papel vital de líderes em nos ensinar, guiar e cuidar.

A ideia da autosuficiência espiritual torna o nosso serviço na igreja  "desnecessário". Isso manifesta-se através da diminuição do nosso envolvimento ativo, seja com dons, tempo ou finanças, na vida, na Visão e na Missão da igreja.

Tudo isso leva a um isolamento espiritual, afastando-se da vida em comunidade. O diabo pode usar a autossuficiência para criar barreiras que impedem a colaboração e o apoio mútuo entre os irmãos.


CONCLUSÃO

Em todos os momentos Jesus venceu pela Palavra. Não o Conhecimento apenas, mas porque Ele mesmo vivia a Palavra de Deus e por isso Jesus estava seguro, não só na sua Identidade em Deus, mas na Vontade de Deus para Ele, nas Promessas e Fidelidade de Deus.

Uma coisa incrível, é que durante a tentação de Jesus, o Espírito Santo esteve sempre presente, nunca foi embora. E depois da tentação, "Com isto, o deixou o diabo, e eis que vieram anjos e o serviram."- Mateus 4:11

Queres vencer? Permanece firme. Sustenta toda a tua vida pela Palavra e Presença de Deus!