mikairos - Studies - Software + Mobile App for Churches

Temor + Obediência= Prosperidade

Posted in 19 de fevereiro de 2024

View attachment

ESTUDO DE CÉLULA KAIROS


TEMA

Temor + Obediência= Prosperidade


TEXTO-BASE

Salmos 112


QUEBRA-GELO

1- Vamos juntos ler o nosso texto base completo.

2- Qual versículo mais te chamou a atenção ou mais tocou teu coração? Porque ?

3- O quanto tu te considerarias uma pessoa próspera?

4- O quanto Deus vale pra ti?


VERDADE CENTRAL

A prosperidade que Deus tem para mim é reflectida no quanto eu temo e obedeço a Deus, na realidade revela a qualidade do meu relacionamento com Ele.



INTRODUÇÃO

O nosso texto-base é um dos hinos de louvor e ação de graças a Deus que constam na Bíblia. É uma passagem particularmente conhecida por destacar as virtudes e as bênçãos daqueles que temem a Deus e se deleitam em seguir seus mandamentos.

Qual seria a fórmula para a riqueza? Trabalho? Poupanças? Administração? Oração? Na realidade é o resultado de todos esses factores investidos.

Mas aonde realmente queremos chegar nesta vida? O que realmente te satisfaria plenamente?

O princípio da felicidade é humano. O princípio da prosperidade é bíblico.

Prosperidade é o resultado de um só factor: caminhar constantemente na presença de Deus. Prosperidade não é um processo, é um resultado, produto final. Prosperidade não depende de geografia. Não é o seu emprego que determina a sua prosperidade.


DESENVOLVIMENTO

TEMOR AO SENHOR

Um tipo de temor é aquele que foge do Senhor com pavor, que se esconde e se afasta dele com terror, como se Ele fosse nosso problema. Não tem nada a ver com glorificar e desfrutar da presença de Deus. É desconfiança e ressentimento para com Deus. O evangelho não cria esse "temor" em nossos corações. O evangelho nos mostra a glória da graça de Deus em Cristo e nos ergue, seguros e destemidos, para enfrentar a vida corajosamente como homens e mulheres com destinos eternos.

O temor a Deus não é o mesmo que o medo de um tirano ou de um ditador. Não precisamos temer a ira dEle, a menos que temamos a punição devido a uma má consciência e a um coração impenitente por causa do pecado. (Romanos 2: 5-9)

Se você não está em Cristo, você teme ao Senhor de todas as formas erradas, e não o teme o suficiente. Na realidade, você tem medo do Senhor. E não é sobre isso... é sobre respeitar, reverenciar, honrar a Deus.

Se o que a Palavra de Deus te causa medo, reveja se és um temente ou medroso a Deus.

O Temor ao Senhor nos blinda, nos fortalece, nos abençoa, enriquece e prospera.


OBEDIÊNCIA

A obediência está voltando a ser discutida pelos os media, ela tem sido temas de reportagens, debates, crónicas... e o pior é que nos dias de hoje "pintam" a obediência como algo mau. Nós estamos a viver um século onde obedecer não é mais importante, estamos na geração do desafio, não importando se outros estão sendo massacrados por nossas atitudes ou mesmo se estamos a nos "sacrificar" (quem não obedece sacrifica). Ao contrário do mundo, a obediência é um dos assuntos mais importantes da Bíblia.

Obediência é sobre colocar a nossa fé em Deus, sobre confiar no "invisível", é sobre abrir mão da minha vontade para que a vontade de Deus seja feita. A base da obediência está no amor... quanto mais eu amo a Deus, mais eu O obedeço. Quanto mais eu amo a Deus, mais eu confio Nele. Quanto mais eu conheço a Deus eu me disponho a fazer a Sua vontade, a seguir e praticar os Seus mandamentos.

A obediência não é sobre "o mestre manda", mas é sobre um relacionamento íntimo que preza por agradar, por crescer e amadurecer a cada dia. Deus quer um relacionamento íntimo connosco. E Deus sempre honrará em amor e fidelidade aqueles que caminham com Ele lado a lado.



CONCLUSÃO

Como não ser abençoado, como não prosperar quando eu cumpro exactamente o que a Palavra de Deus diz? Não é sobre o que eu faço do jeito que eu acho certo, mas é sobre o que eu faço como Deus quer que seja feito.

Ao longo da nossa vida podemos alcançar riquezas que muitas vezes são completamente diferentes do padrão mundano. Riquezas de relacionamentos, de pessoas, de boa saúde, família, carreira, de coisas que vamos acumulando no caminho da vida.

A prosperidade bíblica, a que Deus tem para mim, é a qualidade pela qual eu percorro o caminho da vida, qualidade esta que é reflectida no quanto eu temo e obedeço a Deus, na realidade revela a qualidade do meu relacionamento com Ele.


Ainda queres ser prospero (a)?