mikairos - Studies - Software + Mobile App for Churches

As 7 medidas da língua- Parte I

Posted in 4 de março de 2024

View attachment

ESTUDO DE CÉLULA KAIROS


TEMA

AS 7 MEDIDAS DA LÍNGUA- Parte I


TEXTO-BASE

"Pois, com o critério com que julgas, serás julgado; e com a medida com que medes, também serás medido." - Mateus 7.2


QUEBRA-GELO

- Já foste prejudicado, ou ofendido por alguma coisa que alguém disse sem necessidade ou por murmuração?

- Já prejudicaste ou ofendes-te alguém, por algum comentário que não "conseguiste" segurar dentro de ti?


VERDADE CENTRAL

Tu e eu fomos chamados para sermos fontes de águas vivas, que transborda a vida de Deus. Que a nossa língua não seja ou faça o contrário disso.


DESENVOLVIMENTO

O versículo bíblico de Mateus 7.2 nos adverte que o critério com que julgamos será aplicado a nós, e a medida com que medimos será usada para nos avaliar. Este princípio é especialmente relevante quando se trata do uso da língua, uma vez que a Bíblia condena veementemente o uso da nossa língua de forma leviana e até erradamente, seja para murmuração, seja para maldição. 

A Bíblia condena a murmuração orientando para "não andares como mexeriqueiro entre o teu povo; não atentes contra a vida do teu próximo" (Levítico 19.16) e alerta que "o mexeriqueiro revela o segredo; portanto, não te metas com quem muito abre os lábios" (Provérbios 20.19).

Qual é a medida da tua língua? Vamos continuar a refletir à luz do texto de Tiago 3.1-12:


1ª Medida – TROPEÇO

 v.2- "Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo."

A primeira medida da língua é um tropeço ou obstáculo pequeno que pode fazer-te tombar ao chão. Interessante que ninguém tropeça num grande bloco de granito, mas pequena pedra no caminho, pode provocar uma queda. 

A língua é um tropeço quando falas algo desnecessário!

Antes de falares, sabes que podes e deves guardar a tua língua. Contudo, depois que soltas as palavras, não há como retornar. Semelhante a quem coloca sabão sobre o chão molhado, é preciso ter muito cuidado com quem fala demais porque é escorregadio e perigoso. 

Já tropeçaste na tua língua? Guarda as palavras somente para quando for necessário!


2ª Medida – FREIO 

v.3 "Ora, se pusemos freio na boca dos cavalos, para nos obedecerem, também lhes dirigimos o corpo inteiro."

A segunda medida da língua é o freio, ou o momento em que tens que começar a esforçar-te para soltar mais a língua, como se esticasses o órgão para conseguires falar. É neste ponto que o 'sinal vermelho' acende e a consciência tem a última oportunidade de parar o erro que começou. Se não freares agora, podes tornar-te como um carro desgovernado morro abaixo.

A Bíblia adverte para não seres "como o cavalo ou a mula, sem entendimento, os quais com freios e cabrestos são dominados; de outra sorte, não te obedecem" (Salmos 32.9). Uma característica de murmuradores, é não terem freios na boca. Vivem sempre a fazer perguntas para colher informações sobre os outros e sempre têm uma novidade para contar. 

Já tentaste travar a tua língua? Resiste à vontade de falar o que não deve.


3ª Medida: LEME 

v.4- "Observai, igualmente, os navios que, sendo tão grandes e batidos de rijos ventos, por um pequeníssimo leme são dirigidos para onde queira o impulso do timoneiro."

A terceira medida é comparada ao pequeno leme de um grande navio. A função do leme é guiar a direção correta. Isso mostra que o que falas direciona a tua vida. Quem fala muito de futebol, política, imoralidade, coisas fúteis como televisão e tantos outros assuntos, acaba por de forma até inconsciente se envolver demasiadamente com o que fala, pois "a boca fala do que está cheio o coração" (Mateus 12.34).

O murmurador, entretanto, não tem direção na sua vida. Vive querendo conduzir a vida alheia. Com isso, acaba seguindo os passos errados das pessoas que persegue. Como tens guiado a tua língua? Tem sido a Palavra de Deus e as Suas promessas? O que dizes conduz a tua vida!


4ª Medida - FOGO

v.5,6 "Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva! Ora, a língua é fogo; é mundo de iniquidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno."

A quarta medida é comparada a uma fagulha de fogo que pode provocar uma grande destruição. Uma palavra é algo tão pequeno como uma fagulha, mas pode ter consequências incontroláveis e por vezes, irremediáveis.

 As palavras são como uma caixa de fósforos que guarda o fogo e, depois de acesos os palitos, não se pode mais conter os seus efeitos. Ainda que seja uma verdade ou facto, quando sentes aquela vontade de falar o que vem na 'ponta da língua', este fogo está acender e quando soltas a palavra, o fogo consome quem estiver perto. 

Já sentiste a língua "queimar" com vontade de falar? Cuida para não provocar incêndios!


CONCLUSÃO

A tua língua tem sido um instrumento de bênção, construção, amor, graça e Vida ou tem sido fonte de tropeço pela murmuração, confusão e destruição? A medida que direcionas para os outros será a mesma aplicada a ti.

Pede a Deus, que o Espírito Santo te mostre as áreas onde a tua língua precisa ser redirecionada, freada e purificada. Se for preciso, arrepende-te e deixa o Espírito Santo te ensine e ajude a usar a língua como instrumento de bênção, Vida e amor, para que no final, a medida com que medes seja cheia da misericórdia, Graça que provém do coração de Deus.