mikairos - Studies - Software + Mobile App for Churches

As 7 medidas da língua- Parte final

Posted in 11 de março de 2024

View attachment

ESTUDO DE CÉLULA KAIROS


TEMA

AS 7 MEDIDAS DA LÍNGUA- Parte II



TEXTO-BASE

"Pois, com o critério com que julgas, serás julgado; e com a medida com que medes, também serás medido." - Mateus 7.2


QUEBRA-GELO

-Já te arrependeste de algo que falaste?

-Já tiveste alguma conversa que mudou uma realidade, ambiente ou circunstância?


VERDADE CENTRAL

Valoriza cada palavra tua com muito cuidado, pois elas constroem ou destroem.


INTRODUÇÃO

Na semana passada, refletimos sobre como a língua pode transformar-se num obstáculo, uma pedra no caminho que, aparentemente insignificante, pode fazer-nos tropeçar. Discutimos sobre o freio, o momento crucial em que precisamos decidir controlar as nossas palavras, antes que nos conduzam por caminhos indesejados. O leme, a terceira medida que abordámos, revelou-se como o condutor do caminho que trilhamos, a guia subtil que direciona a trajetória das nossas vidas. E, por fim, o fogo, a quarta medida, alertou-nos sobre o poder destrutivo de palavras proferidas sem pensar, como pequenas faúlhas capazes de inflamar grandes áreas. Hoje continuamos num território onde a língua se torna um catalisador de vida ou destruição. Afinal, cada palavra que escolhemos é como uma seta lançada ao vento, cujo curso determina não apenas o presente, mas também o futuro para o qual caminhamos.


DESENVOLVIMENTO

5ª Medida - INDOMÁVEL 

v. 7,8- "Pois toda espécie de feras, de aves, de répteis e de seres marinhos se doma e tem sido domada pelo gênero humano; a língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero."

A quinta medida da língua é 'indomável'. Pensa bem, se já passaste pelas medidas do tropeço e caíste; do freio e não te controlaste; do leme e não te guiaste e do fogo e não te contiveste, quando chegas aqui, a língua já não tem controlo. O texto declara que todos os animais são domáveis, contudo, a língua não tem sido domada pelo ser humano. A arte de domar animais exige paciência e muito treino. Do mesmo modo, para domar a língua é preciso treinar, estabelecer limites e esforçar-se muito. Uma estratégia para domar a língua é orar, adorar, meditar na letra de um cântico, ter uma "palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um" (Colossenses 4.6).  Tens domado a tua língua? Adestre a tua boca para falar apenas o que edifica!


6ª Medida – FONTE 

v. 10,11- "De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim. Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso?"

A sexta medida compara-se a uma fonte. A fonte é uma área abrangente de onde múltiplas nascentes se encontram para formar o início de um rio. A fonte é onde brota água. Mistura-se facilmente e absorve sabor. Desta maneira, não há meio-termo, ou é água boa ou má, pois "um pouco de fermento leveda toda a massa" (Gálatas 5.9). 

O profeta Eliseu certa vez curou uma fonte de água amarga, lançando um pouco de sal (II Reis 2.21). Muitas vezes, as nossas palavras carecem deste 'sal da terra' que cura, para temperar as nossas expressões. Falar a Palavra de Deus, das Suas Promessas, do Evangelho e partilhar a Palavra é uma maneira garantida de manter a boca ocupada com Vida. 

A água, depois de sair da fonte, não retorna nunca mais. Assim também é a palavra que sai da boca e nunca mais voltará. Portanto, é necessário muito cuidado antes de falar, pois depois de dito e ouvido, os efeitos surgirão naturalmente.

Que tipo de palavras têm fluído da tua boca? Procura dizer palavras que edificam a ti e a quem ouve!


7ª Medida - FRUTO 

v.12- “Acaso, meus irmãos, pode a figueira produzir azeitonas ou a videira, figos? Tampouco fonte de água salgada pode dar água doce.”

A sétima medida da língua mostra que as nossas palavras são sementes e por isso, dão fruto. Cada semente dá um tipo de fruto no seu tempo. Portanto, devemos ter muito cuidado com as palavras que plantamos, porque certamente colheremos de acordo com elas. 

E "não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará" (Gálatas 6.7). Quem semeia confusão colhe contenda. Quem semeia bênção colhe edificação. O murmurador, fofoqueiro/coscuvilheiro vive semeando contendas, espalhando conversas que se cruzam e aumentam, passando de um por um, até a confusão estar formada. 

Depois, faz-se de vítima e diz que não entendeu ou desmente tudo. 

O que tens semeado e colhido? Semeia bênçãos para colher vitórias! Cuida da tua língua!


CONCLUSÃO

A tua língua tem sido um instrumento de bênção, construção, amor, graça e Vida ou tem sido fonte de tropeço pela murmuração, confusão e destruição? A medida que direcionas para os outros será a mesma aplicada a ti.

Pede a Deus, que o Espírito Santo te mostre as áreas onde a tua língua precisa ser redirecionada, freada e purificada. Se for preciso, arrepende-te e deixa que o Espírito Santo te ensine e ajude a usar a língua como instrumento de bênção, vida e amor, para que no final, a medida com que medes seja cheia da misericórdia, graça que provém do coração de Deus.