mikairos - Studies - Software + Mobile App for Churches

Está pago!

Posted in 23 de abril de 2024

View attachment

ESTUDO DE CÉLULA KAIROS


TEMA

Está pago!


TEXTO-BASE

"E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito." João 19.30


QUEBRA-GELO

Quantos já tiveram que pagar uma conta (seja qual for a natureza) e não tinham o dinheiro para efectuar o pagamento?

Como é a sensação de ser ou estar a dever alguém?

Como é a sensação de ter todos os compromissos financeiros, despesas em ordem?


VERDADE CENTRAL

Jesus já fez TUDO o que precisava ser feito.


INTRODUÇÃO

Esta semana, especialmente dentre os dias 22/04-30/04, é celebrada a Páscoa bíblica, a Páscoa do Senhor, conforme foi instituída e descrita no livro de Êxodo 12. Os hebreus celebraram a primeira de inúmeras e eternas páscoas, celebram a libertação, a passagem. Anos mais a frente "O Cordeiro de Deus" bradou "Está consumado!". Inicia-se o ciclo das Festas do Senhor. Porém hoje, queremos dar ênfase a uma palavra grega que aparece na Bíblia, mais especificamente no Novo Testamento, numa das frases dita por Jesus quando estava na cruz, conforme vemos em nosso texto-base.

Tetelestai: é uma palavra grega equivalente à expressão "está consumado", "dívida paga" ou "liquidado".


DESENVOLVIMENTO

Esta expressão era muito utilizada em recibo de impostos onde a expressão era escrita no documento para atestar que a dívida estava paga. A palavra "tetelestai" também era muito comum em documentos penais da antiguidade. Na época de Jesus, os infratores condenados tinham uma espécie de "ficha criminal" chamada de "escrita de dívida" ou "cédula de dívida". Ao cumprirem a pena imposta, o juiz atualizava o documento riscando todas as dívidas penais no papiro e escrevia no rodapé a expressão tetelestai, dívida paga.

ESTÁ PAGO:

1- Isso representa a realização completa e perfeita do propósito de Deus através da morte e ressurreição de Jesus. Ao dizer “Está consumado!”, Jesus estava declarando que sua obra redentora estava completa, que ele havia cumprido todas as exigências da lei e que a salvação estava disponível para todos os que nele cressem.


2- Significa consolo, pois revela a vitória de Jesus sobre o pecado e a morte, e a garantia da salvação para todos aqueles que colocam a sua fé nEle.


3- Somos lembrados do amor e da graça divina. Isso nos motiva a viver com temor e gratidão.


4- Fala de que o sacrifício não foi em vão, o preço foi de sangue. Jesus pagou o preço pelos pecados de todos, oferecendo-se como Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Fomos comprados por Ele.


5- O plano da salvação foi concluído para nos oferecer a vida eterna através de Jesus. Não há nada que possamos fazer para merecer a salvação, pois Jesus já fez por nós. Somos convidados a confiar as nossas vidas em Cristo como Salvador e Senhor e viver em resposta ao Seu amor, misericórdia e graça.


Quando aceitamos a Jesus, já não há mais condenação, pois toda a dívida de sangue foi liquidada por meio de Jesus quando se sacrificou por nós (Romanos 8:1-2).

Na carta de Paulo aos Colossenses, o Apóstolo aborda sobre a liberdade em Cristo e destaca que Jesus "cancelou a escrita de dívida pregando-a na cruz", fazendo alusão ao documento penal e a expressão tetelestai (Colossenses 2:14). Fomos libertos, está consumado!


ACABOU! Se a dívida foi paga, e se fomos comprados por um alto preço, porque não vivemos intensamente e intencionalmente por Aquele que morreu por nós?

  • A salvação é gratuita, mas o discipulado de Cristo (tornar-se igual a Ele) custa TUDO!
  • O evangelho é uma mensagem de ressurreição. Uma vez mortos no pecado, podemos reviver se estivermos em Cristo. (Romanos 6.4)
  • Uma vida de rendição total é o mínimo diante do TUDO que Jesus deu.
  • Precisamos entregar as nossas decisões, os nossos caminhos e viver em confiança (I Cor 15.57,58)


CONCLUSÃO

Quando Jesus disse tetelestai, Ele afirmava que a nossa dívida estava paga a partir daquele momento! Ele cumpriu a missão dada pelo Pai e todos os nossos pecados foram apagados do livro da morte, dando a nós a liberdade da vida eterna. Não arranjes dívidas desnecessária. Não vivas de forma ingrata e inconsequente. Foi por amor, mas custou um alto preço. Está pago! Então decide viver a vida abundante com o foco na vida eterna. Inicia esse novo ciclo desfrutando da bênção da salvação em Jesus!