mikairos - Estudos - Enuves Sistema + App p/ Igrejas

Murmuração

Publicado em 18 de março de 2024

Ver anexo

ESTUDO DE CÉLULA KAIROS


TEMA

Murmuração


TEXTO-BASE

Aconteceu que o povo começou a queixar-se das suas dificuldades aos ouvidos do Senhor. Quando ele os ouviu, a sua ira acendeu-se e fogo da parte do Senhor queimou entre eles e consumiu algumas extremidades do acampamento. Então o povo clamou a Moisés, este orou ao Senhor, e o fogo extinguiu-se. Números 11.1,2


QUEBRA-GELO

Qual é o grau do seu "murmurômetro"? Ou seja, se pudéssemos dar uma nota de 0 a 10 a nível de murmuração em nossas vidas, qual seria a avaliação sobre nós?


VERDADE CENTRAL

A murmuração é pecado!


INTRODUÇÃO

Murmuração: soltar queixumes, lastimar-se, queixar-se em voz baixa, falar mal, apontar faltas, tomar mau juízo de alguém ou de alguma coisa, resmungar, sussurrar um discurso semi-articulado ou simplesmente dizer interiormente.  Um conceito que não pode ser relativizado e tampouco ser visto como algo inofensivo. Murmuração é pecado. A murmuração está imbuída em descontentamento, insatisfação, queixa e lamentação constante. Normalmente é a expressão de um sentimento de desacordo, de oposição, de ira e rebelião. Contudo, o problema da murmuração agrava-se geralmente porque Deus é o "alvo principal".


DESENVOLVIMENTO

Murmurar contra Deus é mudar o foco do que temos para o que não temos. É um ato de ingratidão. Afinal Deus tem nos dado muito mais do que merecemos, a Sua graça nos basta. Mas é possível acompanharmos em toda a narrativa bíblica relatos históricos de e sobre a murmuração. Infelizmente a murmuração revelou a incredulidade de Israel e sua falta de esperança na providência divina (Números 14-17). Inclusive, esse exemplo negativo foi lembrado no Novo Testamento como advertência aos cristãos (1 Coríntios 10:5; Hebreus 3:12-4:13).

O problema do murmurador é que ele se queixa com quem não pode resolver o problema. 


No texto base de hoje vemos um cenário na qual podemos reflectir o seguinte:

Moisés também havia se queixado das situações, mas queixou-se directamente com Deus.(Números 11:11)

Sendo assim leva-nos a pensar que: Podemos murmurar quando estamos insatisfeitos, ou podemos orar e apresentar as nossas queixas ao Senhor. Deus sempre ouve as nossas orações, mas abomina a murmuração.

  • O que você faz quando está descontente com algo ou alguém? Começa a murmurar com as pessoas e espalhar descontentamento, ou recorre ao Senhor em oração? Não se justifique, apenas mude o que tem ser mudado!


No Egito o povo de Israel tinha carne, mas eram escravos; no deserto tinham eles maná e eram livres. Mesmo assim desprezaram o maná e sempre voltavam ao Egito no seu coração. Podem ter saído do Egito, mas o Egito não saiu de dentro deles.

Não podemos desprezar o que Deus tem feito em nossa vida; antes devemos ser gratos por tudo o que Ele tem feito. Não somos merecedores de nada, mas somos alcançados pela Sua graça. Como ainda nos é possível darmos espaço para a murmuração em vez da gratidão?

  • Para de olhar para o que há no Egito e começa a apreciar o que Deus está a fazer e o que Ele ainda fará em sua vida e a sua volta.

Deus sabe o que precisamos antes mesmo de abrirmos a boca para pedir. (Mt 6:8)  A gratidão deve ser uma virtude de todo cristão, assim como a murmuração deve ser repudiada pelo cristão.

Vamos entender que:

  1. Onde há murmuração, há confusão, contenda, divisão e inimizades (Pv 16:28)
  2. Onde há murmuração, há estagnação e paralisação. A história do povo de Deus demonstra que a murmuração detém o crescimento da obra, a igreja fica estagnada. A murmuração consegue dividir a igreja, trava os recursos, rompe relações, separa amigos e leva irmãos a enfrentar os líderes. A energia e o tempo que poderiam ser usados na edificação do corpo de Cristo, na salvação deste mundo perdido, são desperdiçados nos efeitos da murmuração enfraquecendo a igreja. (Números 12:15. Assim Miriã esteve fechada fora do arraial sete dias, e o povo não partiu, até que recolheram a Miriã.)
  3. Onde há murmuração não há gratidão.
  4. Onde há murmuração não há louvor e adoração.
  5. Onde há murmuração há incredulidade, falta de fé e isso é desagradável para Deus.


Então como deter a murmuração? 

1 – Os murmuradores acabam quando não há quem os escute.

2 – Quando nos damos conta que ao escutá-los nos tornamos cúmplices.

3 – Quando reconhecemos que a murmuração beneficia unicamente ao diabo.

4 – Quando se reconhece que a murmuração interrompe a obra de Deus – salmo 133:1, 3.

5 – Quando se aceita que ao murmurar do que tem a imagem de Deus, se está murmurando do próprio Deus. Tiago 3:9.

6 – Quando reconhecemos que é pecado.

7 – Quando se reconhece que a murmuração é dirigida contra Deus – Êxodo 16:8; Tiago 4:11-12.


CONCLUSÃO

As Escrituras condenam claramente a murmuração. Isso significa que ela jamais deve ser um comportamento que caracteriza o povo de Deus. Portanto, jamais devemos murmurar. Ao invés disso, devemos temer a Deus, confiar n’Ele, obedecer a Sua Palavra, aceitando com prazer o Seu propósito e Sua provisão para connosco.