mikairos - Estudos - Enuves Sistema + App p/ Igrejas

A ação dos murmuradores

Publicado em 25 de março de 2024

Ver anexo

ESTUDO DE CÉLULA KAIROS


TEMA

A ação dos murmuradores


TEXTO-BASE

E não murmureis, como alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor. I Coríntios 10.10


QUEBRA-GELO

Existem pessoas que vêem dificuldade em tudo e em todos, são negativos em todas as circunstâncias, e justificam: — "Eu sou realista!" "Eu só estou a dizer a verdade que ninguém tem coragem...", "Eu sou sincero".

O que você acha desta atitude? Você tem essa atitude? Só responda SIM ou NÃO sem justificar.


VERDADE CENTRAL

É preciso compreender que a murmuração não é algo inofensivo, murmurar é pecado. 


INTRODUÇÃO

O nosso texto base de hoje faz referência direta ao episódio narrado em Números 14, quando os filhos de Israel foram duramente castigados pelo Senhor, por causa da murmuração. Diante dos desafios da caminhada, Israel pôs-se a murmurar (v.1). As reações que começaram a surgir em resposta á murmuração, apontavam para um fim desastroso: como a rejeição à autoridade de Moisés e Arão e sua substituição; o retorno ao opressor; o apedrejamento de Josué e Calebe por não compartilharem do pessimismo do povo (vv.2-10).

No entanto, Deus sempre intervém e em justiça acaba dando uma condenação severa aos murmuradores. (v.11,12,23,29,33,34).

O nosso Deus é misericordioso e provedor. Ele conduz o seu povo e supre as suas necessidades. Deus não abandona os Seus, por isso, reprova a murmuração. A murmuração é sinal de incre­dulidade, de ingratidão, de imaturidade, insubmissão e de um agir irrefletido.


DESENVOLVIMENTO


1- A Ação dos murmuradores retarda o processo.

A murmuração não olha para frente, não avança e ainda por cima paralisa. Em vez de olhar para frente, olha­vam para trás. O comodismo do passado so­brepunha-se aos riscos e possibilidades do futuro. Eles diziam: "Não nos seria melhor voltar para o Egito?" (v. 3).

A murmuração é tipicamente pessimista. Os murmuradores estão sempre a reclamar e a dar contra. Os versículos 39 a 45 compro­vam isto. Quando era para subir à terra pro­metida, eles se recusaram. Quando era para retroceder e aguardar, eles teimaram em pros­seguir. Eles estão sempre em descompasso. Parece que é pelo simples prazer de ser con­tra. O próprio Senhor Jesus conviveu com esta situação. Já viste ou viveste algo parecido? Já foste tu o causador disso?


2- A Ação dos murmuradores contagia o ambiente.

A murmuração é um mal que rapida­mente envolve a todos.(v.2,4)

A ação destrutiva dos murmuradores con­tinua fazendo estragos entre o povo de Deus e arruinando a vida de líderes e liderados. Muitas vezes, pessoas crentes e ingênuas, acabam sendo usadas e manipuladas em conflitos de inte­resses. Líderes íntegros e comprometidos com Deus são desonrados e injustiçados, como aconteceu com Moisés. Comunidades intei­ras são afetadas, experimentando inimizades, divisões e enfraquecimento. A conduta pouco ética dos murmuradores faz com que, em pouco tempo, muitos sejam contagiados. A ferramenta deles é a língua, a palavra. (Tiago 3)


3- A ação dos murmuradores deve ser resistida e extirpada.

A murmuração não se trata apenas de quem fala, mas de quem ainda para para dar ouvidos. A murmuração é uma tentação sempre presente diante de nós. Pode até tornar-se um hábito. Conter a língua, ou falar o que é certo, de maneira correta, na hora apropriada e com quem deve ouvir, é uma arte que nem todos dominam. A fórmula indicada por Tiago é muito útil para nos disciplinar neste sentido: "Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar" (Tg 1.19). Não se pode confundir o questionamento bem intencionado e a crítica construtiva, com a murmuração. Esta inclui más intenções; é insensível e traiçoeira; é negativa e destrutiva. Somos desafiados a rever a maneira como tratamos nossos líderes, pois o alvo dos murmuradores é sempre a liderança.


CONCLUSÃO

A murmuração é incompatível com uma vida cristã marcada por fé, fidelidade, confiança e cooperação. Conforme já foi mencionado na introdução, o texto de I Coríntios 10 – que recorda experiências de Israel no deserto -contém advertências quanto a uma série de erros que devemos evitar, dentre eles, a mur­muração (I Co 10.10). A murmuração afasta a bênção e atrai o juízo de Deus. Mas, quando a murmuração cede lugar à confiança em Deus, à união e cooperação entre os irmãos, "ali derrama o Senhor a sua bênção e a vida para sempre" (Sl 133).